lomadee

domingo, 30 de janeiro de 2011

CALOR BATE RECORDE

Esta sexta-feira (28) foi considerada a mais quente do ano no Rio. Os termômetros chegaram a marcar 41,4 ºC em Santa Cruz, na Zona Oeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica chegou a 43º C no Centro da cidade.

Praia do Leblon
Banhistas se refrescam do calor nesta sexta (28) na Praia do Leblon, na Zona Sul (Foto: Fabio Motta/AE)
 
O último final de semana de janeiro será do jeito que a maioria dos cariocas gosta, com sol, calor e praias próprias para o banho. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou nesta sexta-feira (28) um relatório com as 12 praias recomendadas aos banhistas.


Praias na Zona Sul e Zona OesteNa Zona Sul, as opções são as praias Vermelha, Diabo, Arpoador, Ipanema, Vidigal e Joatinga. Na Zona Oeste, as praias que apresentam condições próprias para o banho são Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, inclusive no trecho do Quebra-Mar ao Pepê.
O Instituto Estadual do Ambiente alerta que as praias do Flamengo e Copacabana estão recomendadas, mas com restrições em locais próximos à saída de águas pluviais. No Flamengo, os banhistas devem evitar as proximidades da saída do canal do Rio Carioca. Em Copacabana, deve-se evitar locais com sinais de poluição.


Termômetros de rua marcaram 42 graus em Padre Miguel, na Zona Oeste
Termômetros de rua marcaram 42 graus em Padre
Miguel, na Zona Oeste (Foto: Christiano Ferreira/G1)
 
 
O relatório do Inea informou que as praias de Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, e Pepino, Leme, Urca e Botafogo, na Zona Sul, não estão propícias ao banho.

Praias em Niterói
Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, há cinco praias em boas condições, mas três destas apresentam restrições. Quem for às praias de Piratininga, Camboinhas e Itaipu deve evitar os trechos de poluição e as saídas próximas ao Canal de Itaipu.
Já nas praias de Itacoatiara e Sossego, o mar está totalmente liberado aos banhistas. Ainda em Niterói, o banho não é recomendado nas praias do Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Eva, Adão.

Ilha do Governador e Ilha de Paquetá
Na Ilha do Governador, apenas a praia do Jardim Guanabara está recomendada, mas com restrição. Nas demais, Galeão, São Bento, Bica, Ribeira, Engenhoca, Pitangueiras, Bandeira, B. Capanema, Guanabara, Pelônia e Ramos, o mergulho deve ser evitado.
As praias Imbuca e Ribeira, na Ilha de Paquetá, estão liberadas. Já Grossa, Tamoios, Catimbau, P.Castagneto, Moreninha e J. Bonifácio não estão recomendadas.
O Inea ressalta, no entanto, que após a ocorrência de chuvas, o banho de mar deve ser evitado por 24 horas. Em trechos onde há extravasamento de águas pluviais, a recomendação é que se evite o banho por pelo menos 48 horas.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário